Facebook

use o menu abaixo para navegar:

 
Notícias

Gestão de Conhecimento 

 

Todas as organizações que buscam seu crescimento contínuo têm como maior desafio criar a cultura voltada para o “aprender a aprender”, desta forma passamos por um período de revalorização das pessoas. 

Estamos na Era do Conhecimento onde o capital intelectual é o maior patrimônio da empresa, diante deste fato se faz necessário à pessoa certa no lugar certo, metas bem elaboradas, comunicação organizacional eficiente, planejamento. Observa-se que a Política de Gestão do Conhecimento esta sendo adotada a cada dia por empresas de seguimentos diversos, existem empresas onde ocorre à falta de conhecimento até mesmo da verdadeira função do colaborador na organização, funcionários sem direcionamento, dispersos, desorganizados, alcançados pela desmotivação e insatisfação.  

A sociedade do conhecimento exige pessoas capazes de agregar valor ao trabalho, que tenham uma postura empreendedora e sejam criativos.  Pessoas que saibam conviver respeitosamente, que tenham a capacidade de entender o outro e, com isso, gerar convivência saudável, disseminando o conhecimento. 

Uma organização não pode criar conhecimento sem as pessoas, o que pode é apoiar as pessoas criativas e prover contextos para que estas gerem conhecimento. A cada dia crescem a demanda de seminários, congressos e palestras que visam discutir as questões relacionadas à Gestão do Conhecimento. Deste modo, constata-se que o mercado necessita de profissionais capacitados para atuarem no comando e implantação dessa nova ferramenta empresarial. 

Vivemos um tempo de mudanças contínuas, uma época de desafios cada vez maiores, em que o conhecimento é a maior alavanca de riquezas em todas as áreas, onde o aprender assume papel fundamental.  

As mudanças se encontram em todos os setores da sociedade e onde podem ser visualizadas com mais nitidez é nas organizações empresariais, que devido às exigências dos tempos modernos passaram a se organizar para sua sustentabilidade.

 A dinâmica da sociedade do conhecimento exige que as organizações sejam inovadoras, criativa, pró-ativas, eficientes e tenham posicionamento estratégico. Assim, a Gestão do Conhecimento é um instrumento que habilita as organizações a incorporarem o conhecimento como fator essencial para a produção e geração de produtos e riquezas.

 

Patrícia Braga

Edinilson Mendes

Rua das Pescadas nº 75 sala 104, CEP 12-246-291 Parque Residencial Aquarius, São José dos Campos SP
 

© Specific Consulting - Consultoria Empresarial

Desenvolvimento: Coopernet